25/08/2023 - A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está com vagas abertas para ingresso em um curso de graduação ainda em 2023. As oportunidades são para o curso de Licenciatura em História. Um curso totalmente gratuito e a distância.
Não tem taxa de inscrição, nem de matrícula ou de mensalidade. No total são 150 vagas, 30 em cada um dos seguintes polos: Bagé, Restinga Seca, Três de Maio, Itaqui e Uruguaiana. Além da ampla concorrência, o processo seletivo também prevê diferentes ações afirmativas, ou seja, reserva de vagas para grupos específicos, conforme descrito no item 2 do Edital nº 314/2023.
Para participar da seleção é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2016 e 2022. Além disso, a Unipampa exige a obtenção de nota mínima de 300 pontos nas provas de Matemática e suas Tecnologias; 300 pontos em Ciências Humanas e suas Tecnologias; 300 pontos em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 300 pontos na Redação.
Quem fez o Enem em diferentes anos (2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022) deve escolher as notas de apenas um deles para concorrer. O candidato só pode realizar uma inscrição, escolhendo uma única modalidade de concorrência de um único polo. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, de forma gratuita, no endereço https://ingresso.unipampa.edu.br/, até o dia 1/9, às 16h.
É preciso informar no Formulário Eletrônico de Inscrição, além dos dados pessoais requisitados, o polo pretendido e os resultados obtidos em um único ano do Enem (de 2016 a 2022). Para concluir a inscrição, o candidato deverá enviar, obrigatoriamente no formato digital Portable Document Format (PDF), os documentos descritos no Edital nº 314/2023, de acordo com a modalidade pretendida (ampla concorrência ou ações afirmativas).
Sobre o curso O curso de Licenciatura em História, ligado ao Campus São Borja, possui duração de oito semestres, ofertado totalmente na modalidade de educação a distância (EaD). A carga horária mínima, distribuída nos quatros anos da graduação, é de 3410 horas, desenvolvida da seguinte forma: Componentes curriculares obrigatórios de natureza técnico-científico: 935 horas; Trabalho de conclusão de curso: 60 horas; Prática como componente curricular: 420 horas; Estágio curricular supervisionado: 405 horas.
Componentes curriculares complementares de graduação: 390 horas O currículo composto por atividades complementares prevê o mínimo de 200 horas de atividades complementares de graduação (ACGs), caracterizadas por atividades de ensino, pesquisa, extensão, culturais, artísticas, sociais e de gestão, as quais são obrigatórias e desenvolvidas ao longo do curso.
A graduação tem como objetivo geral formar professores para atuar na Educação Básica oportunizando a aprendizagem da História nas suas diversas perspectivas. Preparar professores de História que compreendam o sistema educacional, que possuam autonomia intelectual e desenvolvam consciência crítica dos problemas contemporâneos no trato das questões históricas e pedagógicas.
|