22/08/2024 - Uruguaiana faz fronteira com a Argentina e tem o comércio como a sua principal fonte de economia ao longo do ano.
O Rio Grande do Sul é um dos estados que mais concentra a cultura argentina e uruguaia no Brasil. Devido a fronteira, os costumes estão enraizados na população e alguns municípios se sentem parte dos países vizinhos.
Uma das cidades brasileiras que mais absorvem os costumes desses países é a cidade de Uruguaiana. Com 126 mil habitantes, a cidade faz fronteira com a Argentina e serve como fácil acesso a sair do Brasil para chegar nos vizinhos.
Comércio forte
Devido a essa facilidade logística, Uruguaiana é considerada um ponto estratégico do Mercosul e costuma receber milhares de turistas. O ponto forte deste movimento é entre dezembro e fevereiro. O boom é impulsionado pelas festas de fim de ano, onde movimenta muito dinheiro.
Por conta dessa característica forte no comércio local, diversas empresas, principalmente de varejo, têm se instalado por lá para aproveitar esse fluxo de visitantes. Sendo assim, a geração de empregos é alta e como não poderia ser diferente, a economia local se mantém aquecida.
A parte positiva de receber diversas redes de comércio é que Uruguaiana não fica concentrado apenas em receber brasileiros, mas sim argentinos e uruguaios para consumir os produtos e passear na cidade.
Mercado Imobiliário
Com os investimentos locais em abertura de loja/comércio, o mercado imobiliário começa a ganhar força na região e valoriza o preço dos imóveis na cidade. Nos últimos tempos, a valorização tem sido alta por lá.
Vale citar, que não apenas novos empreendimentos se destacam e sim imóveis que já estão prontos. Devido a alta procura da região para o fim de ano, é comum ver turistas alugando casas temporárias para aproveitar a cidade.
De acordo com pesquisas recentes, quem deseja comprar uma casa em Uruguaiana, encontra o valor médio do metro quadrado em R$ 7 mil. Um valor aceitável para investir no imóvel e aproveitar a região com mais tranquilidade.
O que fazer em Uruguaiana¿
Por ser uma região com uma cultura forte de Argentina e Uruguai, Uruguaiana entrega um charme diferenciado aos seus frequentadores e abaixo vamos listar alguns pontos para passeio na cidade:
Centro Histórico
Além do comércio que é muito forte na região, um ponto que vale muito a pena explorar é o Centro Histórico. Por ali, a arquitetura tem um grande destaque o obelisco, que foi construído em 1965, o local é um marco onde as tropas paraguaias se renderam dando fim à Guerra do Paraguai.
Indústria de Petróleo
Em Uruguaiana, um dos principais orgulhos da cidade é a construção da primeira indústria de petróleo do Brasil que foi levantada na cidade de Uruguaiana. No passeio é possível conhecer os tanques utilizados para refinar a matéria prima na década de 30.
Ponte Internacional
Com 1400 metros de extensão, a Ponte Internacional é o principal meio de ligação entre Brasil e Argentina. Por lá, milhares de carros fazem o trajeto ao longo do ano para cruzar os caminhos entre brasileiros e argentinos.
Vinícola Campos de Cima
Por ser uma região do Rio Grande do Sul, é claro que uma Vinícola não poderia ficar de fora. Por lá, o passeio disponibiliza degustação e visitas por todo o complexo. Além de uma loja para adquirir os produtos e levar um pedaço de Uruguaiana para casa.
Canto Queijaria
Os queijos artesanais também tem espaço em Uruguaiana. O local oferece uma experiência única ao visitante, que pode se inteirar mais sobre a produção e lavouras. E como não poderia ser diferente, existe a degustação dos produtos para facilitar a venda dos queijos.
|